CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Comitê da Qualidade traz Case Ouro da Bebidas Fruki no auditório do Sindilojas

Compartilhe essa publicação:

Cachoeira terá pela segunda vez a oportunidade de assistir a um dos melhores cases de gestão do Rio Grande do Sul. Trata-se do modelo de sucesso de gestão da Bebidas Fruki, premiada em 2011 com o troféu Ouro do Prêmio Qualidade RS. A realização do evento é do Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul, com apoio do Sindilojas Vale do Jacuí, e patrocínio da Unimed Centro RS, Granol, São João e DFSul Fiat.

O evento acontece nesta terça-feira, dia 14 de agosto, às 12h, no auditório do Sindilojas Vale do Jacuí. Ingressos a R$ 20,00 para associados, com direito a almoço mais refrigerante. Não associados das entidades pagam R$ 25,00. Informações e inscrições pelo telefone 2722-4317 e pelo e-mail cacisccachoeira@gmail.com, com Daniela e Alessandra.

Bebidas Fruki S.A – Troféu Ouro
Atuando há mais de 87 anos no setor de bebidas, a Fruki é uma empresa genuinamente gaúcha, que foca seus esforços no mercado do Rio Grande do Sul e no constante aprimoramento de suas relações com os clientes. Sua matriz e seu parque industrial estão instalados no município de Lajeado, onde produz os refrigerantes FRUKI, os repositores energéticos FRUKITO e engarrafa a água mineral ÁGUA DA PEDRA.

O Programa de Qualidade Fruki (PQF) teve início em 2002, com a criação do Comitê PQF, formado por profissionais de setores diferentes da empresa, que instituiu o Dia da Qualidade, as reuniões setoriais, os comitês internos, o Programa Compartilhar (disseminando experiências aos visitantes de escolas, faculdades, clientes e visitantes em geral), o Programa 5S e o Comitê de Voluntariado. Atualmente a empresa conta com o Departamento da Qualidade que coordena e acompanha o desenvolvimento do PQF.
A Fruki dispensa atenção especial ao meio ambiente, investindo constantemente na modernização de sua estação de tratamento de efluentes, instalada em 1988. A implantação do Programa Tecnologias Limpa, veio fortalecer a busca por novas tecnologias voltadas ao aproveitamento de resíduos, conscientização dos funcionários na redução dos mesmos e no seu correto reaproveitamento. Desde 1999 a empresa coleta água da chuva para utilização nas torres de resfriamento e na caldeira, contando atualmente com uma capacidade de armazenagem de 1,6 milhão de litros. A empresa também reutiliza água do processo produtivo para estes mesmos fins. Também vem apresentando reduções consideráveis no consumo de energia elétrica e de água nos processos industriais.
Com o PQF a Fruki passou a utilizar o Planejamento Estratégico, o Orçamento Empresarial, a Pesquisa de Clima Organizacional, o Programa de Treinamento e Desenvolvimento, a Avaliação de Desempenho, o Programa de Desenvolvimento de Talentos, o Programa Envolver – disponibilizando para familiares a participação em cursos e treinamentos, entre muitas outras melhorias. A empresa é certificada pelo PAS (Programa Alimento Seguro) desde 2008, após implantar na indústria os Programas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que contribuem de forma significativa para a garantia da qualidade do produto e da segurança do alimento.
Em 2007 foi assinado o Acordo de Acionistas, após dois anos de trabalho com a participação de todos os 21 acionistas, cônjuges e herdeiros, com o objetivo de implantar a Governança Corporativa na Fruki, através de regras claras de inter-relacionamento entre família, acionistas e empresa. Também foram definidos critérios para a sucessão e foi criado o Conselho Administrativo.
A Fruki entende que o relacionamento com seus clientes é e deve ser seu principal diferencial, por este motivo implantou o Programa de Relacionamento com Clientes, a pesquisa de necessidades dos clientes, a pesquisa de satisfação, a segmentação de clientes, as campanhas no ponto de vendas, o SAC, além de programas de atendimentos específicos por segmentação.
Uma equipe motivada faz toda a diferença. Para fortalecer o clima interno e o orgulho do colaborador pela empresa foram implantadas a Pesquisa de Clima, os Comitês Internos, o Programa de Seleção Interna, o Programa de Integração, a Avaliação de Desempenho, o Programa de Benefícios e Incentivos, o Programa de Participação nos Resultados, o Café com a Direção e os Programas de Saúde Ocupacional.

Rolar para cima