CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul reúne mais de 80 empresas no Mega SAGS

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Em uma parceria com o Grupo Vieira da Cunha/Jornal do Povo, o Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul realizou o maior evento de sensibilização sobre a gestão pela excelência do ano. A atividade aconteceu dia 30 de outubro, no auditório do Sindilojas Vale do Jacuí, conduzido pela instrutora credenciada pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Marilda Brendler, e desencadeará uma série de ações para qualificar a gestão das empresas e alavancar o desenvolvimento e a competitividade das empresas com ferramentas de gestão especializadas. Ao todo, participaram 82 organizações com 158 pessoas.

De acordo com a presidente do Comitê, advogada Maria Luisa Bonini, o Sistema de Avaliação de Gestão Simplificado (SAGS) desenvolve a auto avaliação das organizações participantes, que queiram dar os primeiros passos na gestão da qualidade ou que conheçam o sistema, mas procuram a implementação destas práticas nas empresas e organizações. “Estamos envolvendo um grande número de líderes e gestores e o Jornal do Povo tem tradição e destaque em empreendedorismo, já que é pioneiro e Troféu Ouro do Prêmio Qualidade RS em 2003”, comenta a presidente.

O sistema simplificado tem como uma das principais vantagens o acompanhamento dos técnicos e voluntários de gestão da qualidade durante três meses a um ano e o fluxo de etapas do processo é de fácil entendimento e adaptação. Tudo começa com a sensibilização inicial e aplicação da auto avaliação. Em seguida, a organização elabora um plano de ação, busca capacitação necessária para evoluir e prepara a implantação. Tudo acontece por módulos, onde é possível traçar um paralelo entre a teoria e a prática. A última etapa é a análise crítica e o estabelecimento do modelo de gestão que a organização pretende adotar.

SAIBA O QUE É O SAGS

Objetivos – O SAGS visa contribuir para aprimorar o sistema de gestão das organizações através do aporte de conhecimento e sua principal característica é o instrumento de avaliação simplificado de 100 pontos, alinhando aos Critérios de Excelência, utilizando linguagem acessível e adaptada para organizações que buscam a melhoria da gestão.
Destaque – A execução da auto avaliação e implementação das ações decorrentes conta com acompanhamento do PGQP e do Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul.
Foco – O SAGS tem foco em resultados e o principal executivo participa da auto avaliação e da implementação do sistema. Não tem limitação de porte de organização, ou seja, o instrumento é para micro, pequenas, médias e grandes organizações.
Quem participa – Para participar do SAGS a organização tem que ter ou assinar o Termo de Adesão do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, que é gratuito.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Ø Acompanhamento nas etapas de auto avaliação, plano de ação, implementação e análise crítica

Ø Instrumento de avaliação simplificado de 100 pontos

Ø Capacitação por módulos

Ø Aporte de conhecimento durante todo o processo

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO QUE ESTÃO CONTEMPLADOS NO SAGS

· Liderança (critério 1) – Visa comprometer e incentivar a atuação dos líderes de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando promover uma cultura voltada para a excelência. Contempla: orientações filosóficas (Missão e Valores); controle de atividades, aprendizado e análise dos resultados.

· Estratégias e Planos (critério 2) – Orienta a escolha de caminhos para concentrar os esforços da organização na busca de sua prosperidade (sobrevivência). Contempla: como a organização estabelece e comunica a sua visão de futuro, suas estratégias e seus planos de ações para alcançar os objetivos e metas.

· Clientes (critério 3) – Visa a criação de valor para o cliente por meio do atendimento as suas necessidades e expectativas. Contempla: identificação das necessidades dos seus clientes, divulgação dos seus produtos e serviços e avaliação da satisfação dos clientes.

· Sociedade (critério 4) – Visa minimizar os impactos negativos gerados pela organização e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Contempla: identificação dos impactos ambientais negativos e da legislação pertinente ao negócio e estímulo a participação da sua força de trabalho no desenvolvimento de ações socioambientais.

· Informações e Conhecimento (critério 5) – Visa identificar e tratar as informações e o conhecimento que sustentem a tomada de decisão. Contempla: informações necessárias para as atividades, uso de informações comparativas e disseminação do conhecimento.

· Pessoas (critério 6) – Visa organizar, capacitar e comprometer a força de trabalho com os objetivos da organização. Contempla: definição das atividades, realização de capacitações e avaliação da satisfação das pessoas que compõem a força de trabalho.

· Processos (critério 7) – Visa identificar se estão definidos os requisitos de processos principais, se existe controle e se as não conformidades são identificadas e tratadas. Contempla: identificação de requisitos e controle dos processos principais, identificação e tratamento das não conformidades.

· Resultados (critério 8) – Referem-se aos resultados relevantes alcançados, suas séries históricas e o desempenho frente aos referenciais comparativos pertinentes. Contempla: resultados financeiros, relativos aos clientes e aos processos principais.

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