O maior reconhecimento empresarial da região destacou empresas e lideranças que ajudam a promover o desenvolvimento em suas comunidades.
O SINDILOJAS Vale do Jacuí realizou dia 13 de julho o Jantar do Dia do Comerciante 2012, com a entrega dos troféus Personalidades Sindilojas 2012 e Mercador Princesa do Jacuí.
O evento reúne autoridades empresariais e da sociedade, lideranças e empreendedores, principalmente do ramo do comércio de bens, serviços e turismo de toda a região de abrangência da entidade. O presidente Felipe Trevisan João e o diretor de eventos José Eduardo Ramos da Silva, coordenaram, com o auxílio da Comissão de Eventos, todos os preparativos e também a recepção a todos os convidados. O evento chega à 15a edição, sendo que a primeira aconteceu em 1956, durante a sessão oficial de posse da nova diretoria do sindicato, tendo a solenidade presidida pelo então prefeito municipal de Cachoeira do Sul, Arnoldo Paulo Fürstenau. Informações e convites na secretaria do Sindilojas.
CONHEÇA TODOS OS HOMENAGEADOS:
TROFÉU PERSONALIDADES SINDILOJAS 2012
1. JOÃO BOSCO DIHL Natural de Bagé, nascido a 8 de outubro de 1940, é professor aposentado, jornalista e radialista da Rádio Cachoeira, onde o programa Cachoeira Pra Frente, com jornalismo e entrevistas sobre os mais diversos assuntos que dizem respeito à comunidade cachoeirense. Exerce a atividade há 55 anos , sendo 12 dos quais na cidade de Cachoeira do Sul. Atuou como secretário de turismo e imprensa nos municípios de Dom Pedrito e São Borja, foi professor de Língua Portuguesa no Instituto Diocesano na cidade de Santo Tomé, República Argentina. Em 2007, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul, e, nos anos de 2005, 2007, 2009 e 2010, recebeu o Top Of Mind como radialista, em pesquisa realizada pela Ulbra e Jornal do Povo.
2. DORALI DALVA BANKOW PLATE Filha de agricultores, nasceu em 12 de dezembro de 1963 no interior do município de Agudo. Casou-se aos 17 anos com Roni Plate, com quem teve a filha Simone. Mudaram-se para Restinga Seca, onde começou a trabalhar com o marido na padaria. Alguns anos depois, administrou a empresa Werner Lüdtke e Cia. Ltda. e, em seguida, tornou-se empresária em sociedade com o marido e com o irmão Guido, quando inauguraram a Padaria Di-Pão, em primeiro de outubro de 1990. Muito atuante na comunidade, Dorali foi sócia fundadora do Rotary Club Restinga Seca, onde recebeu o título Companheiro Paul Harris. Foi presidente do Grupo de Bolão Rohde e da ACI e, em 2007, recebeu o título de Cidadã Restinguense. Atualmente é presidente da APAE.
3. MARIA LUISA BONINI Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos-RS, no ano de 2003, Especialista em Direito do Trabalho Processo do Trabalho pela Unisc em 2011, é advogada inscrita na OAB/RS sob o número 58.587, com atuação na área do Direito Trabalhista, civil, empresarial, agrário-rural e militar. Atualmente, é sócia do escritório Zarur Mariano & Advogados Associados e exerce o cargo voluntário de presidente do Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul (PGQP). Maria Luisa nasceu em Cachoeira do Sul em 14 de abril de 1980, é casada, e tem em seu currículo atuação como professora dos cursos técnicos nas instituições SEAC , Escola do HCB e Escola Garra. Também atuou em escritórios de advocacia em Porto Alegre.
4. MARISA DUTRA Natural de Restinga Seca, nasceu em 30 de dezembro de 1968. Casada com Arno Dutra e mãe de Larissa, é administradora das empresas DutraTur, Dutra Moto Car e Dutra Guincho, além de proprietária da empresa Marisa Multi Modas, ambas na cidade de Restinga Seca. É bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) de Santa Maria em 2008. Nos últimos anos, vem atuando na diretoria de diversas entidades comunitárias e empresariais da cidade, sendo que atualmente é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Restinga Seca (CDL).
5. NOMITOR MACHADO LEAL Nasceu no dia 27 de março de 1951 em Palmeira das Missões, reside em São João do Polêsine há 12 anos, onde é casado com Cleri Maria Martins Leal, pais de Claudio Alberto, Mauro Lucio e Clarissa. Atua no comércio de peças e prestação de serviços e participa de diversas entidades setoriais da sua cidade. É presidente reeleito da Associação Comercial, Industrial , Serviços e Agricultura (ACISA) até 2013. Acredita que o grande tesouro da terra está na personalidade humana e que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida. Atuou ainda da direção de entidades como Associação Comercial e Industrial de Palmeira das Missões, Câmara Júnior de Palmeira das Missões e foi sócio fundador do Rotary Club de Palmeira das Missões Vila Velha.
6. ADRIANO TOLLENS CAUDURO Formado em administração de empresas pela Faceca, cursos de extensão em publicidade e propaganda pela IOB, custos industriais pela Faculdade do Senai, Comércio Exterior pelo Banco do Brasil e Internacionalização de Empresas pela Unisinos. Atualmente é sócio das empresas Metalúrgica Brião Ltda. e Balanças Gama do Brasil. Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas e de Material Elétrico de Cachoeira do Sul (Sinmetel), diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cachoeira do Sul e diretor executivo da Associação do Fabricantes de Balanças do Extremo Sul (AFABES). Articula cursos, viagens, seminários e projetos de integração entre industriais, comunidade e estudantes.
7. DOM IRINEU SILVIO WILGES Filho primogênito de Antônio e Petronilla Wilges, nasceu em Linha Pinheiral, primeiro distrito de Santa Cruz do Sul, em 3 de outubro de 1936. Tem uma irmã, 4 sobrinhos e 10 sobrinhos-netos. Começou seus estudos onde nasceu, mas concluiu os correspondentes Ensino Fundamental e Médio no Seminário Seráfico de Taquari, dos padres Franciscanos holandeses. Fez Noviciado e Filosofia durante três anos como exigido por Roma, no belíssimo Convento São Boaventura, em Daltro Filho, município de Imigrante, de 1956 a 1958. Em Minas Gerais fez Teologia, no Convento Santo Antonio, em Divinópolis, até 1962. Neste ano, em 15 de julho, completa 50 anos de ordenação. Passou ainda por diversos lugares durante toda a sua preparação, como Belo Horizonte, Lajeado, Passo Fundo, fez Doutorado em Roma e voltou e lecionou em 1971 no curso de Teologia e Cultura Religiosa na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Esteve ainda em Assis, na Itália, em Jerusalém, no Cairo, Porto Alegre, até ser nomeado Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul, no ano de 2000, tendo permanecido até completar 75 anos de idade, em 2011. Foi personalidade do Jantar dos Destaques do Jornal do Povo por duas vezes e figurou como uma das pessoas mais queridas da comunidade em pesquisa popular realizada também pelo Jornal do Povo. Em 2012, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul na Câmara de Vereadores. Atualmente é Bispo Emérito e reside em Porto Alegre.
8. CECÍLIA CHAVES Nasceu em Cachoeira do Sul, tem 42 anos, casada e mãe de três filhos. É psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, empresária diretora da Clas Psicologia, Mulher de Negócios 2011 do Sebrae, categoria Nacional, e preside, pela segunda gestão consecutiva, a Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC). Formada em Psicologia pela Ulbra Cachoeira do Sul em 2002 e pós-graduada pela Unisc em 2010. Coordena importantes eventos empresariais e de desenvolvimento empresarial e rural, como a Jornada da Mulher e o Seminário Regional para Empresas Rurais, entre outros. Na CACISC, é responsável pelo principal evento empresarial, o Cacisc ao Meio-Dia, que traz autoridades e importantes lideranças estaduais e nacionais para debates e palestras durante reunião almoço. Executa trabalho voluntário em divesas entidades e instituições e lidera mobilizações comunitárias locais e regionais.
9. MARISA TIMM SARI Licenciada em Pedagogia pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí de Cachoeira do Sul, em 1973, deu início a uma trajetória de destaque no cenário da Educação. Natural de Cachoeira do Sul, é pós-graduada em curso de especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1977, e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2009. Como secretária municipal de Educação de Cachoeira do Sul, nos anos de 1979 a 1988, participou das comissões que instituíram a União dos Dirigentes Municipais de Educação em âmbito estadual e nacional. Foi presidente da União em 1987 e 1988. Teve inúmeras atuações na área da Educação, com destaque pelas passagens como consultora do Ministério da Educação para diversos programas, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia (UNESCO), assessora técnica do gabinete da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, e também membro do Conselho Estadual da Educação. Atualmente, participa de reuniões de discussão sobre regime de colaboração intergovernamental na educação, em âmbito nacional e estadual. Recebeu, em 1996, o título de Cidadã Honorária de Cachoeira do Sul e foi patrona da 20ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul em 2004, quando recebeu placa de reconhecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul pelos serviços prestados à educação e à cultura. Neste ano, foi homenageada como patrona da Escola Municipal de Educação Infantil do Programa Pró-Infância, inaugurada no Bairro Tibiriçá e também comemora 50 anos de atividades na área da educação.
10. MARCO ANTONIO SALOMÃO É formado em economia e sócio proprietário das empresas Salomão Ortopedia e Salomão Equipamentos de Precisão. Ingressou no movimento lojista trazido pelo seu tio Valdemar Salomão, um dos fundadores do Clube de Diretores Lojistas da cidade. Foi diretor presidente do Serviço de Proteção ao Crédito, passando por diversos cargos dentro da diretoria da CDL. Exerce hoje a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Serviço Central de Proteção ao Crédito de Cachoeira do Sul, fazendo parte também da diretoria da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo do Estado. Entre outras atribuições, foi diretor da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços e do Aeroclube de Cachoeira do Sul.
TROFÉU MERCADOR PRINCESA DO JACUÍ SINDILOJAS 2012
1. PADARIA CACHOEIRENSE – Cachoeira do Sul O empreendimento completa neste ano 60 anos de atividades servindo a comunidade de Cachoeira do Sul. Foi iniciada em primeiro de abril de 1952, por João Vicente Ritter e Lauro José Ritter, produzindo pães, cucas e biscoitos. Em setembro de 1982, assumem a direção da empresa Marina Ritter e Carlos Alberto Ritter, iniciando então a confeitaria e a ampliação da linha de produtos. Neste período também foi implementada uma reformulação nas instalações para melhorar o atendimentos aos clientes. Os investimentos na produção de tortas, bolos, bolachas e docinhos, também focou o aspecto visual e estético, o que teve grande aceitação em festas e eventos. A direção busca o aperfeiçoamento constante e investe na qualificação e diversificação dos produtos. A empresa localiza-se em endereço tradicional, na Rua Ivo Becker.
2. SISTEMA FANDANGO DE COMUNICAÇÃO – Cachoeira do Sul O Sistema Fandango de Comunicação inaugurou no dia 22 de março de 2012 as suas novas instalações, integrando quatro emissoras de rádio e mais o Jornal O Correio, que comemorou 20 anos de fundação. Para que a integração desse certo, os diretores Pedro Ricardo Hipp Germano (Divisão Rádio) e Rogério Emilio Albarnaz Germanos (Divisão Jornal), investiram na construção de um novo prédio, localizado no Centro de Cachoeira do Sul, e perfeitamente adaptado para abrigar um centro de comunicação. O local, que chama a atenção de quem passa pela Rua XV de Novembro, é motivo de orgulho para a direção e funcionários, que estão em total sintonia. A partir deste ano, as rádios Fandango AM, Vale do Jacuí AM, 102 FM e 96 FM, juntamente com o Jornal O Correio, ficam localizado no Edifício Cecília Germanos, que foi quem doou o terreno para o empreendimento. A direção consolidou um sonho dos seus pais, Pedro Chafik Germano e Rafik Germanos. O projeto e a execução da obra é da arquiteta Cristine Coelho e do engenheiro civil Mauro Camilo.
3. CASA SANMARTIN – Cachoeira do Sul Fundada em 18 de julho de 1972, a empresa chega aos 40 anos de atividades no mercado de Cachoeira do Sul e região, perfeitamente integrada ao cenário atual da construção civil. O diretor Paulo Sanmartin conta com 15 funcionários para o atendimento dos clientes e para a comercialização de todos os produtos para a obra e acabamentos. A empresa também é colaboradora assídua de várias entidades sociais, como o Asilo Nossa Senhora Medianeira, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Criança Sagrada Família, Acapa, além de diversas escolas públicas municipais. Também patrocina equipes de futebol amador como 25 de Agosto, Esporte Clube Bahia e Acafutsal. O diretor é membro do Grande Conselho do HCB e a empresa conquistou por vários anos, inclusive neste, o prêmio Tof Of Mind no segmento material de construção.
4. SCREW INDÚSTRIA METALÚRGICA – Cachoeira do Sul É uma empresa integrante do Grupo AgroPertences e está no mercado desde 1995. A empresa especializou-se na produção de roscas transportadoras helicoidais de alta qualidade, também conhecidas como roscas sem fim, para as mais diversas aplicações. Atualmente, seu volume de produção e as suas parcerias, a tornaram a líder no segmento no mercado brasileiro. A empresa é fornecedora dos três maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, a CNH, John Deere e AGCO do Brasil. Neste ano, inaugurou sua nova sede própria com vinte mil metros quadrados de área construída, com acessibilidade, equipamentos modernos, tecnologia de ponta, respeito ao meio ambiente e um investimento de R$ 20 milhões. A indústria metalomecânica instalada no Bairro Cohab, em área que soma 73 hectares, sendo 15 de preservação ambiental e geração de mais de 300 empregos, destaca-se por ser um projeto harmonioso e ecologicamente correto, de acordo com as instalações necessárias e exigências legais, bem como com a comunidade local.
5. LOJAS DA MIKA – Cerro Branco A história do empreendimento começa em 1997, quando o casa fundador e proprietário Angela e Emir Lange alugaram uma sala em um casarão antigo, na entrada da cidade de Cerro Branco. Inicialmente trabalhavam apenas com produtos com preço padrão de R$ 1,99, mas no decorrer dos anos, com o crescimento do negócio, e, no final de 2003, foi adquirido um terreno próprio no centro da cidade e começou a obra de construção da sede própria. A inauguração aconteceu em 14 de dezembro de 2006, na Avenida 12 de Maio, com espaço amplo, modernas instalações, mais conforto para os clientes e visitantes e opções de compras diversas. O objetivo, declaram os proprietários, é cada vez atender melhor aos clientes.
6. LOJA ARCO-ÍRIS – Restinga Seca A loja foi fundada em 22 de outubro de 1997, com a missão principal de prestar um bom atendimento aos clientes e fazer com que cada um se transforme em multiplicador de opinião positiva. Os diretores Claise e Gilberto Roso trabalham com o objetivo de atuar fortemente no público jovem, além dos demais, com produtos diferenciados e de qualidade para a cidade e região. Também busca, de maneira gradativa, gerar mais empregos e renda. Desde a fundação, em parceria com seu quadro de funcionários, a empresa busca desenvolver suas atividades com cordialidade, bom atendimento e valorizando os clientes. Hoje, a loja conta com seis colaboradores.
7. EMPRESA KAZAHAZAQES – Pantano Grande A Kazahazaqes Telecom, presente no mercado brasileiro desde 2005, oferece hoje serviços de internet banda larga, e pretende, para um futuro breve, oferecer telefonia fixa, TV por assinatura, e segurança inteligente por câmeras IP e alarmes monitorados com resposta. A empresa tem a maior cobertura nos Vales do Rio Pardo e Região Carbonífera, compreendendo cidades do Rio Grande do Sul e em alguns municípios espalhados pelo Brasil. Sua área de abrangência está em franca expansão, devido à ênfase na satisfação dos clientes e na constante evolução tecnológica, com modernização em seu pacote de produtos. Pioneira em levar banda larga com velocidades acima da média na região, oferece a melhor opção na avaliação custo-benefício. A Kz atende clientes que necessitem de link de aceso dedicado à internet ou interconexão entre unidades de uma ou mais filiais, com rede própria e equipamentos de ponta na transmissão via rádio digital licenciado ou fibra ótica. Tem como diretor José Felipe Gorniski e está sediada em Pantano Grande.
8. VENEZA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – Pantano Grande O negócio começou pequena, com apenas uma C-10 usada, a gasolina, para as entregas dos materiais aos clientes. Fundada em novembro de 1992, em Pantano Grande, foi pouco a pouco conquistando seus clientes e tornou-se uma empresa sólida e com credibilidade no mercado. Os sócios diretores Odete e Alex Sandro Justo Evaldt investem em melhorias e acreditam no setor, que cresce a cada dia. Atualmente, suas compras são realizadas diretamente dos fabricantes e atende obras de todos os portes. Conforme manifestaram, os sócios têm o maior orgulho em serem proprietários da empresa, que fica na Rua Valdo Machado Oliveira e possui 11 funcionários.
9. LOJAS ODIMAC – Rio Pardo A empresa foi fundada em primeiro de setembro de 1978 e, em janeiro de 1980 foi adquirida pelo casal Joana Regina Duarte Garcia e Sadir dos Santos Garcia, naturais de Pelotas e Piratini, respectivamente. A matriz está localizada na Rua Andrade Neves, no centro de Rio Pardo, e a filial na Avenida Maurício Cardoso, centro de Piratini, ambas em prédios próprios. As atividades desenvolvidas pela empresa são de comércio no varejo e atacado de artigos do vestuário, cama, mesa, banho, artigos de viagens e móveis em geral. As lojas vendem produtos das mais renomadas fábricas nacionais e produtos importados.
10. LOJA CROMO – Candelária Foi inaugurada no dia três de abril de 2006, então na Avenida Pereira Rego, ao lado da antiga Padaria Pão Bom. Começou pequena e singela, mas graças ao esforço e dedicação dos seus diretores e colaboradores, conquistou um grande número de clientes, que se tornaram, acima de tudo, amigos. Assim, tornou-se uma loja que a cada dia conquista mais e mais clientes e é uma verdadeira casa de sucesso.
11. CASA VALDUGA – Loja Encruzilhada do Sul A saga dos Valduga em terras brasileiras começou em 1875, com a vinda da família da cidade de Rovereto, na Itália, que começaram a plantar os primeiros parreirais. As gerações que seguiram prosperaram o negócio e hoje, a Casa Valduga é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves a 120 quilômetros de Porto Alegre, um lugar cercado de montanhas, a 671 metros de altitude e que guarda o encanto da cultura do vinho. Na cidade de Encruzilhada do Sul, serra do Sudoeste do Rio grande do Sul, a Casa Valduga também possui vinhedos. As uvas desta região apresentam um elevado grau de sanidade, devido aos fatores climáticos favoráveis, aspecto esscneial para elaboração de grandes vinhos, com uvas de castas finas e com mudas importadas e certificadas. Ao conhecimento e à tradição, foram incorporados investimentos em modernas tecnologias e equipamentos. Desde a entrada da uva até o engarrafamento, os vinhos da Casa Valduga recebem toda a atenção necessária para que sejam preservadas as características de cada variedade. Todo este trabalho vem sendo reconhecido em mais de 100 premiações nacionais e internacionais. Comercializando seus produtos no Brasil, somente em lojas especializadas, hotéis e restaurantes, também conquista o paladar de outros continentes através da exportação.
12. KASKITA SORVETES – Rio Pardo No dia 9 de setembro de 1996, em um pequeno espaço abriu a loja com sorvete expresso. Para conquistar espaço no comércio, o negócio foi para Rio Pardo e dutante 13 anos trabalhou em um espaço pequeno, apenas com sorvete no verão e churros e krep’s nas demais estações do ano. O espaço ficou pequeno e, em 2009, foi ampliado com a inauguração da nova sede. Hoje é uma lancheria completa e é uma marca que está em sete municípios gaúchos e de Santa Catarina. Há 16 anos em Rio Pardo, o objetivo principal é oferecer um excelente atendimento aos clientes.
13. AGROPECUÁRIA MARZARI – São João do Polêsine Em primeiro de maio de 1993, em instalações alugadas, foi fundada a empresa Agropecuária Marzari, trabalhando somente no ramo de insumos e defensivos agrícolas. Com o passar do tempo foi percebendo a importância de aumentar sua variedade de produtos, ingressando então no ramo de materiais de construção e na linha de medicamentos veterinários, rações e concentrados. O atual local era de difícil acesso para os clientes, por isso, visando uma melhor infraestrutura, reinaugurou em 1998 uma nova sede, às margens da RS-149. As amplas instalações oferecem ainda transporte próprio de seus produtos, com entrega na obra ou propriedade rural e hoje atua ainda com uma grande variedade de produtos. Possui também uma fábrica de artefatos de concreto com área disponível de seis mil metros quadrados. Conta com 10 colaboradores.