Em debate no Forum Regional da Fecomércio-RS, realizado na tarde do dia 10 de junho, em Cachoeira do Sul, o cientista político Rodrigo Giacomet afirmou que a maior responsabilidade em garantir a qualidade e o bem-estar da sociedade é do setor privado. “Muito mais do que o setor público, são as empresas que geram as riquezas e assumem o risco para produzir, por isso têm a responsabilidade social para atuarem”, afirmou Giacomet, ao abrir sua apresentação aos dirigentes dos sindicatos patronais da região central do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no auditório do Sindilojas Vale do Jacuí e reuniu lideranças empresariais de municípios como Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, entre outros.
Giacomet fez uma abordagem conceitual da atuação política institucional, o que é diferente da política partidária, mas que precisa ser levada em conta no sentido de cumprir a cidadania e participar das decisões políticas. “As instituições sindicais têm legitimidade para atuarem como um elo entre a sociedade e o Estado, ou seja, cumprindo o seu verdadeiro papel de sociedade civil organizada”, esclareceu o cientista. Como paralelo a responsabilidade com o gasto público, Giacomet mencionou a falta de zelo do governo estadual com o gasto público, que aplica a grande maioria dos recursos para manter a máquina e o mínimo para invetimentos no crescimento da economia e da qualidade de vida dos cidadãos. “Isto torna nosso papel de fiscalizadores ainda mais importante”, salientou.
Durante a apresentação, foram abordados ainda temas como carga de trabalho de 40 horas, substituição tributária, número de deputados na Assembleia Legislativa, pedágios e sacolas plásticas.
Fonte: Jornalismo DPress