CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Sindilojas com diretor do MDIC no Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio-RS

Compartilhe essa publicação:

A Fecomércio-RS sediou no dia 26 de agosto, a reunião do Conselho de Comércio Exterior (Comex) que contou com a presença do diretor do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Maurício Lucena Do Val. A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Fecomércio-RS, Arno Gleisner. Maurício do Val fez um panorama do Comércio Internacional de Serviços em 2011, com base em dados consolidados em 2010. Referiu o Programa Brasil Maior, que contempla todos os segmentos do comércio e serviços, mas que tem origem no setor industrial. A política produtiva também contempla o comércio de bens e serviços com vistas a tornar o ambiente interno e externo mais interessantes. O foco do programa deve buscar oportunidade de resultados mais efetivos a curto e médio prazos e tem dimensões divididas em três partes distintas: estruturantes, sistêmicas e de organização setorial.

Do Val explicou que o objetivo desta política é promover condições para que o setor de comércio e serviços realize todo o seu potencial de geração de empregos e riquezas, privilegiando o mercado interno, de modo a contribuir para uma nova trajetória de crescimento da economia brasileira. Entre as metas que a política pretende atingir estão, aumento do número de empregos no setor de comércio e serviços, aumento do volume de crédito para o setor e aumento do número de empresas. Segundo o palestrante, o Brasil precisa investir em infra estrutura para a saída de serviços daqui para outros países. “Essa Política vai ajudar nisso, pois, ela tratará os serviços do setor com prioridade”, afirmou Do Val.

A Fecomércio-RS entregou uma cópia do Sumário de Demandas elaborado pelo Conselho em parceria com diversas entidades do setor, com sugestões de melhora para o comércio exterior. Segundo o convidado, o governo está aberto para todas as propostas e sugestões de melhorias, que serão enviadas para análise. “Esta da Fecomércio-RS é um excelente documento e será levada em consideração por parte do Ministério”, afirmou.

O Sindilojas Vale do Jacuí esteve representado por seu diretor delegado da Fecomércio-RS, Celso Rafael Elesbão, que conversou com o diretor do MDIC e trouxe informações para a diretoria da entidade. Entre as articulações importantes, está a mobilização que o Sindilojas Vale do Jacuí apoia para a inclusão das demandas do setor, com os itens das PLs 591/2010 e 87/2011, referentes à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em votação na Câmara Federal.

 

Conselheiros da Fecomércio-RS com o diretor do MDIC, Maurício do Val – Foto: Dinâmica Press

Rolar para cima