Na manhã do dia 26 de julho o Vice-Presidente do Sindilojas de Ijuí, empresário Arno Wrubleski recebeu a visita da Deputada Estadual Zilá Breitenbach acompanhada dos contadores Roberto Tadeu Bolson, Eli Lúcia Assmann, da professora Noemi Huth e do empresário Mauricio Michaelsen, a Deputada integra a frente parlamentar das ferrovias. Trouxe a conhecimento da entidade, que no momento existem duas empresas contratadas realizando estudos quanto a viabilidade econômica, topográfica, ambiental, arqueológica e indígena dos traçados para a construção desta ferrovia. O encerramento desta etapa encontra-se em fase inicial estando prevista para conclusão até o mês de abril de 2014, quando serão conhecidas as três opções de traçado para a construção desta malha modal, que após a avaliação do governo será executado o mais viável para a captação de cargas ferroviárias.
Segundo a Parlamentar os traçados sugeridos pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pela Valec/Ministério dos Transportes, serão discutidos em uma audiência pública na 2º quinzena do mês de agosto próximo na cidade de Cruz Alta, momento em que a mobilização política e empresarial da região será de relevante importância.
A Ferrovia Norte-Sul é considerada a coluna vertebral desta malha, e pretende ser uma saída para os problemas logísticos de empresas de grande porte que precisam de uma saída para ligar o estado Santa Catarina ao sul gaúcho onde encontra-se o Porto de Rio Grande local de escoamento de boa parte da produção para diversos países.