A diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul (Sindilojas Vale do Jacuí), definiu posição contrária à proibição do estacionamento de veículos sugerida pelo Comtran à Prefeitura Municipal, em trecho de dois quarteirões na Rua Sete de Setembro, entre o Banco do Brasil e o Banrisul, no centro da cidade. Conforme o presidente da entidade, empresário Felipe Trevisan João, um dos motivos principais é o aumento dos riscos para pedestres e motoristas, pela forma como a mudança foi anunciada, pois aumentaria a velocidade do trânsito de veículos em um local de intenso comércio e tráfego de pedestres, e onde tradicionalmente, há muitas décadas, o trânsito é lento.
Salientamos também que o trânsito de Cachoeira do sul necessita de ajustes de maneira a melhorar o fluxo nas principais ruas em horário comercial, como a Avenida Brasil, Júlio de Castilhos, Saldanha Marinho, Sete de Setembro e David Barcelos, declarou o presidente. Como reforço de argumentação, devido à constante falta de vagas para estacionamento de veículos no centro, o Sindilojas Vale do Jacuí também relaciona restrições na Rua Sete de Setembro, como 5 vagas reservadas para farmácias, reserva para Brigada Militar, posto de combustíveis, contêineres de lixo, obras em hotel e reservas do CFC Guidare.
SUGESTÕES
A entidade apresenta sugestões para melhoria no trânsito da cidade, como proibição do tráfego de veículos de autoescola nestas vias, durante horário comercial, principalmente para aulas em caminhões. Além disso, o Sindilojas sugere que seja proibido a coleta de lixo durante horário comercial, haja maior controle sobre horário de carga e descarga no horário previsto em lei, proibição de passeatas e cortejos fúnebres nestes mesmos horários e nestas vias principais, entre outras.