CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Sistema Fecomércio-RS comemora 65 anos de ações

Compartilhe essa publicação:

Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, Sesc e Senac completam 65 anos de atuação em prol da promoção da qualidade de vida e da educação profissional dos trabalhadores do setor terciário e da comunidade gaúcha. Regidos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Sesc e Senac formam um sistema mantido integralmente pela classe empresarial do comércio, sem ônus para os colaboradores, criados a partir do Decreto-Lei nº 9853, de 13 de setembro de 1946.

Presente nos 496 municípios gaúchos com atividades sistemáticas, as entidades promovem ações voltadas à educação profissional e infantil, cultura, saúde, assistência, esporte e lazer. “Sesc e Senac comprovam, por meio de seus projetos e resultados, que atuam com foco prioritário no bem-estar dos cidadãos e na preparação para a vida profissional”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Zildo De Marchi. 

 

SESC/RS

– Com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, turismo, cultura, educação e assistência, o Sesc promove, há 65 anos, a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade. Desenvolvendo atividades desde à infância, com as 15 Escolas Sesc de Educação Infantil, até os idosos, com os 45 Clubes Sesc Maturidade Ativa, a entidade atua no desenvolvimento educacional da população para a implantação dos seus programas. Grande parte dos projetos desenvolvidos pelo Sesc estão atrelados ao Programa de Comprometimento e Gratuidade. As atividades do Sesc têm mostrado, ao longo destes 65 anos, sua preocupação eminentemente social. Entre os destaques estão as ações na área da saúde curativa e preventiva.

Por meio do Saúde Sesc – Uma Vida Melhor gaúchos têm acesso a projetos como a Mostra Casa da Saúde Sesc, o Sorrindo para o Futuro Sesc, as unidades móveis OdontoSesc, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva e os gabinetes odontológicos instalados nas unidades operacionais da entidade. O mais recente projeto lançado nesta área, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva, é pioneiro no Brasil e leva às cidades gaúchas o acesso gratuito a exames de mamografias, ultrassom (sendo estes, sob prescrição médica), citopatológicos de colo de útero e o Passaporte para a Saúde, que oferece exames de colesterol, triglicerídeos, diabetes, hipertensão e eletrocardiogramas. Já a Mostra Casa da Saúde Sesc está em itinerância pelo RS desde 2009 e já proporcionou, gratuitamente, exames de saúde, palestras e exposições interativas às comunidades de 15 municípios.Na cultura, o acesso facilitado a espetáculos e atividades formativas são desenvolvidas pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, que incentiva além da formação de plateias, o desenvolvimento de grupos gaúchos e a circulação de espetáculos.

Neste ano, por exemplo, tem um novo projeto na área cultural, o Teatro a Mil, que tem a finalidade de promover espetáculos voltados a crianças de escolas públicas de todas as região do Estado. Na educação, além das Escolas Sesc de Educação Infantil, gaúchos ingressam todos os anos na Escola Sesc de Ensino Médio, situada no Rio de Janeiro. A assistência social e o incentivo à geração de renda são estimulados pelos Programas Mesa Brasil Sesc, Envolva-se e Cursos de Preparação ao Voluntariado. Milhares de refeições são complementadas desde 2003 e ações educativas envolvem instituições sociais todos os anos numa grande rede de solidariedade que conta com doadores e parceiros espalhados por todas as regiões do RS. O esporte, o turismo social e o lazer são também pilares com os quais o Sesc estimula o bem-estar dos gaúchos. Confira detalhes pelo www.sesc-rs.com.br.

 

SENAC-RS

– O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é uma instituição de educação profissional fundada com o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário. No Rio Grande do Sul, a instituição já capacitou 6 milhões de gaúchos, ofertando cursos em todos níveis educacionais – Aprendizagem; Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional; Capacitação; técnico; graduação e pós-graduação. Atualmente, a entidade conta com quatro faculdades – Faculdade de Tecnologia Senac-RS e Faculdade Senac-RS (em Porto Alegre), Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, 36 escolas de educação profissional distribuídas pelo Estado e uma escola 24horas em Porto Alegre.

Desde a sua inauguração em 2006, o Senac 24h funciona em tempo integral, com destaque para os cursos da madrugada que são muito procurados. Entre os projetos oferecidos pela instituição está o Programa Senac de Gratuidade (PSG), resultado de um acordo entre o Senac e o Governo Federal em 2008, que significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego. O PSG oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento, Aprendizagem e técnicos, totalizando 25 mil alunos atendidos gratuitamente nas unidades do Senac-RS a cada ano. Para ter acesso a esses cursos, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios: pessoas cuja renda familiar per capita mensal não ultrapasse dois salários mínimos, ter mais de 16 anos e estar matriculado ou ser egresso da educação básica. São priorizados os inscritos que satisfizerem duas condições (aluno e trabalhador).

Além disso, a Instituição desenvolve diversos projetos sociais, os quais beneficiam cerca de 10 mil pessoas anualmente. As informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/psgAlinhada com as demandas do mercado, a instituição lançou, nacionalmente, o programa de capacitação Copa 2014: Oportunidades e desafios. No Rio Grande do Sul, a meta é capacitar mais de 230 mil gaúchos até 2014, sendo que metade deste número será oferecida de forma gratuita pelo PSG. O Senac-RS investirá R$ 230 milhões no projeto para que o setor do comércio de bens, serviços e turismo esteja preparado para atender as demandas de um evento tão grandioso como a Copa do Mundo. Mais de 200 turmas já foram iniciadas no Estado, atingindo cerca de 3 mil alunos. Dos 600 cursos oferecidos, 100 foram customizados especificamente para programa da Copa. Para definir os cursos que fazem parte do projeto, o Senac Nacional desenvolveu uma pesquisa em parceria com a Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, a qual entrevistou cerca de 700 estabelecimentos nas cidades de Manaus, Brasília, Pernambuco, Porto Alegre e Rio de Janeiro.Outro destaque na comemoração dos 65 anos é o lançamento dos cursos técnicos em EAD, que vem ao encontro das necessidades do mercado por profissionais técnicos.

O Senac-RS é a única instituição de ensino que oferece o Pólo EAD: com oferta de cursos em várias cidades do Estado. Além das aulas virtuais, os alunos também tem um encontro presencial semanal para trocarem experiências e somarem conhecimentos.  Atualmente, são oferecidas 14 opções de qualificações técnicas, entre elas Enfermagem, Técnico em Transações Imobiliárias, Marketing, Informática e Administração. Fazem parte do Pólo EAD as cidades de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Gravatai, Ijui, Lajeado e Uruguaiana.

– 4 Faculdades- 37 Escolas de Formação e Capacitação Profissional- 1 Unidade Móvel- Atividades sistemáticas nos 496 municípios gaúchos- 200 mil alunos atendidos por ano- NOVIDADES: Inauguração do Senac Gramado e Escola de Gastronomia (na capital), em 2012, e três novos Balcões Sesc/Senac – Guaiba, São Gabriel e Capão da Canoa.
 
     

 

Rolar para cima