Foi realizado em Santo Ângelo nesta terça-feira, 14, o Fórum Regional e a Reunião da Diretoria da Fecomércio-RS.
O Sindilojas Noroeste esteve presente com membros da Diretoria e com os colaboradores da entidade.
O evento foi realizado na Casa Italiana no Pavilhão da Fenamilho.
Segundo o Presidente do Sindilojas Noroeste, Élio Quatrin, a entidade preza por sempre estar presente nestes eventos que agregam conhecimento sobre a situação atual em que vivemos.
“Estivemos presentes no evento com os membros da Diretoria e com os colaboradores da entidade, buscando sempre estarmos atualizados sobre os temas tratados pela Fecomércio. Estes eventos são um momento de troca de experiências entre os sindicatos e de mostrar a importância do trabalho em conjunto para ações que beneficiem o empresariado”, comenta.
O Presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn destacou que a Federação irá ingressar com Ação Judicial contra as operadoras de cartões em função dos valores cobrados pelo aluguel e administração das máquinas. Já em relação às ações da Federação, o Presidente comentou que a entidade entrará entrará como “amigo da causa” na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que questiona o convênio 93/2015 do Confaz, instituindo a cobrança do diferencial de alíquotas de ICMS na venda de mercadorias para o consumidor final de outro estado brasileiro.
Também aconteceu no evento a apresentação dos consultores tributário, Rafael Borin, e econômico, Marcelo Portugal, e do cientista político, Rodrigo Giacomet. Os temas apresentados durante a reunião de diretoria foram uma análise tributária sobre a CPMF, precedentes do STF e perspectivas frente ao novo Ministro da Fazenda. Na parte econômica, Portugal fez uma avaliação do primeiro mês do governo Michel Temer, o que ele chamou de “otimismo cauteloso”. A próxima reunião de diretoria da Federação será no dia 7 de julho, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre.
Após a reunião da diretoria, aconteceu o Fórum Regional que contou com a presença dos sindicatos da região noroeste.
Durante o Fórum foi apresentado pelo economista da Federação, Lucas Schifino a estrutura econômica e os reflexos da crise na região. De acordo com os dados apresentados o perfil populacional das cerca de 1,3 milhão de pessoas que representam 11, 4% da população gaúcha. Em 2015, os municípios somaram um PIB de R$ 46, 6 bilhões, obtendo uma parcela de 11, 9% do total do Estado. Mais de 1/4 do PIB da região provém do setor agropecuário, o que contribui para que a atual crise econômica do país seja fortemente refletida nos municípios, também em razão das isenções fiscais que o setor se beneficia, além dos efeitos negativos da instabilidade econômica brasileira.
Na sequência foram apresentadas as pautas trazidas pelos sindicatos como a ligação asfáltica para municípios da região noroeste que ainda não possuem, a exemplo de Garruchos, Pirapó, Porto Vera Cruz, Ubiretama, Rolador, Capão do Cipó, Faxinalzinho, Boa Vista do Cadeado, Nova Ramada, Sede Nova, Braga e Dois Irmãos das Missões; a ampliação da aviação regional com preços competitivos; a política voltada para a integração com o Mercosul; o turismo histórico e cultural no Mercosul; a disponibilidade de acesso à rede banda larga com qualidade; e o programa de sucessão nas empresas, incentivando novas gerações de empreendedores.