Um dos nichos que mais crescem na economia brasileira é, notoriamente, o comércio eletrônico.
Em uma pesquisa realizada pela Forrester Research, empresa especializada em pesquisas voltadas a internet, o E-Commerce irá crescer aproximadamente 178% até 2016.
Inúmeros fatores contribuem para esse crescimento exponencial, tais como o momento econômico favorável, a facilidade de crédito, a busca por preços competitivos por parte do consumidor e, claro, a comodidade da compra sem sair de casa.
Este cenário cada vez mais tem atraído empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, a aderir a este novo nicho que é o E-Commerce. Para que um empreendimento virtual tenha sucesso, alguns fatores são considerados fundamentais.
O primeiro passo, por incrível que pareça, é ter um modelo de negócio competitivo, com produtos que tenham aceitação de mercado, preços justos e apelo comercial. Neste sentido, empresas com nichos específicos ganham ainda mais força.
Outro fator vital para o sucesso do E-Commerce é a escolha de uma boa plataforma para a loja virtual, com recursos técnicos que atendam as necessidades da empresa, tais como cálculo de frete, fotos de alta qualidade, integração com meios de pagamentos e infraestrutura de segurança.
E assim que a loja virtual estiver em operação, a divulgação nos meios virtuais, tais como Google, Buscapé e e-mail marketing, são absolutamente fundamentais para trazer os clientes desejados.
A possibilidade de expansão de mercado anima qualquer empresário, pois na internet não existem fronteiras.
Mas para que o E-Commerce de sua empresa tenha os resultados esperados, é necessário, também, uma boa dose de dedicação.
Assim como qualquer negócio em fase inicial, um empreendimento virtual requer aprendizado, dedicação e paciência para se obter êxito.
*Rafael Laimer Bilibio é diretor da Lívera E-commerce e Professor da disciplina de Comércio Eletrônico do curso de Sistemas de Informação da IMED