A Fecomércio –RS divulgou neste mês os resultados da Pesquisa de Dia das Mães 2016, que revela a intenção de compras de presentes para a data.
A principal tendência que a pesquisa aponta é que o gasto médio que deve ficar em R$ 135,14, valor praticamente igual ao do ano passado, apesar de uma inflação acumulada de mais de 10%.
De acordo com a pesquisa a intenção de gastos com o presente para as mães neste ano é inferior às despesas do ano passado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 21 de março com 385 pessoas nas macrorregiões de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Dentre os entrevistados que pretendem dar presentes no Dia das Mães, 45,7% opta por vestuário, 20,3% pretendem presentear com perfumes/cosméticos, 12,5% com calçados e 8,3% com eletroeletrônicos/eletrodomésticos.
Em relação às formas de pagamento, 79,2% dos entrevistados pretendem realizar compras à vista. Entre aqueles que pretendem parcelar as compras, 62,5% pretende pagar em até 3 parcelas.
No que diz respeito ao local de compras dos presentes, a pesquisa da Fecomércio-RS aponta que os entrevistados pretendem comprar nas lojas do centro das cidades com participação de 64, 4%, em seguida aparecem os shopping centers com 22, 6%, lojas de bairro com 7,5% e supermercados com 2,9%.
De acordo com o Presidente do Sindilojas Noroeste, Élio Quatrin, mesmo que a pesquisa mostre que a intenção de gastos com o Dia das Mães é menor do que o ano passado, o setor varejista está confiante com a movimentação que a data deve gerar no comércio, em função de o Dia das Mães ser uma das datas mais significativas para o comércio varejista.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.