CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

O Índice de Confiança dos Serviços se reduz em maio

Compartilhe essa publicação:

A Fundação Getúlio Vargas divulgou dia 8 de junho o Índice de Confiança dos Serviços (ICS). Apesar de permanecer em nível elevado (133,5 pontos), refletindo o otimismo dos empresários do Setor, o indicador apresentou uma ligeira queda na comparação ao número verificado em abril/11. Essa queda da confiança advém, principalmente, de uma piora das avaliações relativas ao momento atual (ISA-S). O índice da situação atual alcançou 119,2 pontos, registrando um patamar equivalente ao mesmo período do ano passado. Quanto ao índice de expectativas (ISE-S), apesar da pequena queda em relação ao mês anterior, marcou 147,8 pontos em maio, sendo maior que o do mesmo mês de 2010.

Em termos setoriais, apresentaram alta no índice de confiança na comparação com abril os segmentos de serviços ligados às famílias, serviços prestados às empresas, serviços de informação e atividades imobiliárias e de aluguel de bens imóveis. Esses resultados traduzem o bom momento do mercado de trabalho e expansão da renda que se reflete, especialmente, em um maior consumo das famílias. O segmento de transportes apresentou diminuição da confiança, o que traduz em parte a desaceleração econômica em curso, especialmente a já verificada na trajetória da produção industrial.

Apesar da redução marginal verificada no mês corrente, nossa expectativa é que a confiança dos empresários permaneça em alta, uma vez que não há razões evidentes para a mudança desse estado de otimismo.

Rolar para cima